26 de abr. de 2011

Dicas para tirar fotos em macro

Sempre que vemos aquelas fotos lindas de insetos, flores e afins bem de pertinho, ficamos curiosos para saber como elas foram tiradas, pelo menos eu quando tento fazer as minhas fotos macro, fico. Pesquisando sobre este estilo de fotografia, descobri na internet algumas dicas de como melhorá-las...cuidado, pois fotografia em macro vicia e é caro! rs


1º - Pode até parecer brincadeira, mas muitos iniciantes na fotografia pecam por não conhecer o que é fotografia Macro e principalmente por não conhecer o seu equipamento em mãos, ler o manual é um passo importante para começar a entender o que é fotografia Macro e o que sua câmera oferece. Mas nas máquinas o símbolo do macro é uma “FLOR”. Está configuração, permite que você foque sua lente mais próxima do assunto.

2° - Tripé, muitos falam que devem ser usados em fotografias Macros, eu digo que deve ser usado sempre, tanto para Macros ou para qualquer outro tipo de fotografia (mas isso é muito pessoal). Mas em macro é fundamental, ela vai te ajudar a eliminar qualquer tipo de vibração induzida por você ou por fatores da natureza mesmo. A sua imagem terá uma nitidez muito maior do que o uso sem tripé. Um bom Tripé é fundamental.

3° - Use o Flash, mesmo que tenha luz natural, pois nesse tipo de fotografia as sombras são inimigas mortais dos fotógrafos. Tente sempre usar luz, natural ou artificial, e se precisar usar acessórios como rebatedores, difusores, abuse deles para criar uma boa composição porque é sempre válido.

4° - O foco manual é um grande aliado para fotografias macros. Você está trabalhando com uma profundidade de campo limitada no foco, assim você determina o que quer como foco. Se mudar o foco para Automático, a câmera vai determinar o que focar, e isso pode atrapalhar sua idéia de composição. Sempre aconselho a usar o foco manual para esse tipo de fotografia, você vai ver a diferença.

5° - A capacidade que você tem em definir manualmente a abertura é uma grande vantagem, pois assim permite você a controlar a profundidade de campo, o que determina o quanto a sua imagem está em foco em primeiro plano ou não. Algumas câmeras não permitem a regulagem manual da abertura quando essa é mudada para o modo macro. Caso consiga usar a abertura manual, bem provável que você vai usar uma abertura grande para desfocar bem o fundo o que é muito eficaz para close-up.

6° - Jamais esqueça das regras de composição, bem como as Regras dos Terços. Em uma composição colocar o assunto em primeiro plano é essencial para uma boa fotografia macro.










7 comentários:

  1. Depois ainda me perguntam porque escolhi a biologia, olha essas fotos! a magnitude dos traços a riqueza dos detalhes ate mesmo nas pequenas coisas!

    ResponderExcluir
  2. Olá gostei de suas dicas sobre o macro!

    ResponderExcluir
  3. Que lente usar para fotografar incetos???

    ResponderExcluir
  4. Sou biólogo e estou iniciando agora a utilizar as fotografias para estudo e como hobby, adorei as dicas! Parabéns...

    ResponderExcluir
  5. "incetos" não sei, mas inSetos pode haver alguma lente mais adequada mesmo

    ResponderExcluir
  6. Oi boa noite qual o tipo de lente devo usar e que ISO e foco deve ser
    manual ou automático eu também sou um iniciante mas já fiz alguns trabalho na escola de minha neta e fotografei a formatura de meu
    filho e minha filha tenho algumas lentes e dois tripes e uma base
    deslisante.

    ResponderExcluir
  7. Fotos lindíssimas, valeu pelas dicas :)

    ResponderExcluir

Diga-nos o que achou deste post!